Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Qual a probabilidade do Benfica vencer o FC Porto no domingo, na Luz?

Para responder a esta pergunta, podemos olhar para o histórico geral de todos os campeonatos nacionais, que dá vantagem ao Benfica, ou para o histórico da última década, que dá uma ligeira vantagem ao FC Porto.

Ou, em alternativa, podemos consultar um índice europeu mais sofisticado.

 

O site Euro Club Index organiza um ranking estatístico da performance dos clubes, seja para as ligas nacionais, seja para as competições europeias. 

Esse ranking é alimentado pelos resultados dos jogos todas as semanas.

Cada clube tem um determinado número de pontos (o seu valor ECI), que mostra a força desportiva relativa do clube, num determinado momento no tempo, e também o desenvolvimento dessa força relativa ao longo do tempo.

 

Neste momento, o FC Porto é o 14º classificado do ranking europeu, com um valor ECI de 3209, e o Benfica está logo atrás, em 15º, com um valor ECI de 3202.

Além de calcular o valor ECI em cada momento, o site faz também previsões sobre jogos e sobre possíveis vencedores das ligas europeias.

Para isso, leva em consideração o histórico dos clubes em cada competição, e é por isso que para a Liga Europa, por exemplo, o Benfica aparece como o 3º candidato mais forte.

Em primeiro lugar está a Juventus, com 19,6% de probabilidade de vencer a liga Europa, seguida pelo Tottenham, com 13,2% de probabilidade, e do Benfica, que tem 10,3% de probabilidade de vencer a competição.

Logo atrás do clube encarnado está o FC Porto, com 9% de probabilidade, e o quinto classificado é o Shakhtar Donetsk, com 8%.

 

E para o jogo da Luz, há alguma perspectiva que o ECI nos dê?

Sim, há. Para calcular as probabilidades para um determinado jogo, o site leva em consideração o valor do índice ECI, o factor casa, e ainda as probabilidades normais de um jogo de futebol.

Dessa forma, as probabilidades que o site apresenta para o jogo Benfica-FC Porto são as seguintes:

43% de probabilidade de vitória do Benfica

30% de probabilidade de empate

27% de probabilidade de vitória do FC Porto. 

 

Portanto, e apesar do Benfica ser favorito, porque joga em casa e porque tem um valor ECI muito semelhante ao do FC Porto, a verdade é que as possibilidades de uma vitória azul e branca são elevadas.

Não se esperava aliás outra coisa: nas últimas quatro épocas, na Luz o Benfica só venceu uma vez, em 2010, empatando no ano passado, e perdendo duas vezes, contra Villas-Boas e contra Vítor Pereira no seu primeiro ano como treinador.

 

Já agora, e para não nos ficarmos apenas por aqui, quais as probabilidades para o jogo Estoril-Sporting?

O Sporting está em 54º lugar no ranking ECI, e o Estoril em 190º lugar.

Para o ECI, há 22% de probabilidades de uma vitória caseira do Estoril, 29% de probabilidade de dar empate, e 49% de probabilidade do clube de Alvalade vencer fora de casa.

Esta última é uma probabilidade alta, mais alta do que a do Benfica vencer o FC Porto na Luz, por isso não seria motivo de admiração que o Sporting acabasse a primeira volta à frente do campeonato.

Mas Marco Silva, treinador do Estoril, já provou que sabe o que faz, por isso esse jogo vai ser entusiasmente de certeza.  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:00



Sobre o autor

Domingos Amaral é professor de Economia dos Desportos (Sports Economics) na Universidade Católica Portuguesa. É também jornalista e escritor e tem o blog O Diário de Domingos Amaral.


Contacto

oeconomistadabola@gmail.com

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D